Mulheres assumem a Câmara em sessão histórica pela luta por igualdade de gênero e por nenhum direito a menos na sociedade

Mulheres assumem a Câmara em sessão histórica pela luta por igualdade de gênero e por nenhum direito a menos na sociedade

A sessão da noite de terça-feira (7/3) ficará marcada na história da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, como uma data simbólica da luta das mulheres pela igualdade de gênero e por nenhum direito a menos na vida, de maneira geral. Na  véspera do Dia Internacional da Mulher, os vereadores deram uma demonstração de respeito às colegas de parlamento, oportunizando que as suplentes assumissem a tribuna. A atitude é uma demonstração  da valorização da atuação das mulheres, seja na política, no mercado de trabalho, no dia-a-dia, em casa, na família ou em quaisquer outros espaços da sociedade.

A vereadora Ana Affonso (PT) afirmou que as mulheres não querem ser homenageadas recebendo flores no dia 8 de março. “Não há nada para comemorarmos, queremos direitos iguais não apenas no dia da mulher, mas em todos os dias e em todas as dimensões da vida, na política, no mercado de trabalho, nas tarefas domésticas, na educação dos filhos e na liberdade de escolhas”, argumentou.

REFERÊNCIA A DILMA

Ana Affonso ressaltou que os casos de  violência contra mulheres continua crescendo no mundo e que é necessário ampliar as redes de acolhimento e de proteção em todos os municípios do país.  “No dia 8 de março, as mulheres vão parar. É um movimento mundial que está acontecendo em mais de 50 países e é muito importante que as mulheres participem das atividades nas suas cidades. No Brasil, estamos diante de um golpe contra a democracia. Esse golpe retirou Dilma Rousseff da presidência do Brasil, primeira mulher eleita democraticamente. As consequências desse golpe são muitas, entre elas a retirada de direitos como a aposentadoria e a redução dos investimentos sociais. As mulheres são as maiores prejudicadas com a esta reforma. Por isso, vamos às ruas. Vamos protestar contra a Reforma da Previdência, em favor da democracia e pelo fim da violência contra mulher”, enfatizou a vereadora.

JUSSARA ASSUME A VAGA DE DUDU

Jussara Lanfermann (PT) agradeceu às  vereadoras e aos vereadores pela oportunidade de assumir o cargo em uma data histórica. “Agradeço ao vereador Dudu Moraes, que é um jovem e que nos representa muito bem na Câmara, ao lado da Ana Affonso. Também faço uma referência à nossa vice-prefeita, Paulete Souto, primeira  mulher a assumir este cargo em São Leopoldo. Quero me manifestar contra reforma da previdência, que vai prejudicar os trabalhadores e que afeta principalmente as mulheres. Precisamos refletir sobre a reforma e é por isso que vamos sair às ruas amanhã”, ressaltou Jussara.

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Natasha Ferreira, vice-presidente da União Nacional LGBT, utilizou o espaço da tribuna popular para denunciar o assassinato da travesti Dandara, espancada por cinco homens até a morte, em plena luz do dia. “Tudo gravado em vídeo e a mídia não falou do caso, a sociedade discrimina os travesti e até os próprios defensores dos direitos humanos não se manifestaram. O Brasil bate recorde de assassinato de travesti e transexuais. Quem tem direito aos direitos humanos?”, questionou Natasha.