Debate sobre os efeitos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres terá presença do senador Paim

Debate sobre os efeitos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres terá presença do senador Paim

“Os Efeitos da Reforma da Previdência na Vida das Mulheres” será tema de debate na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, a partir das 18 horas de sexta-feira (3/3), com a presença do senador Paulo Paim, do deputado federal Dionilso Marcon, ambos do PT, além do prefeito Ary vanazzi, da vice-prefeita Paulete Souto, e da secretária de Mulheres, Joseli Troian. A Atividade está sendo organizada pela Bancada do PT na Câmara Municipal, por meio dos vereadores Ana Affonso (PT) e Dudu Moraes (PT), e pelo Comitê Sindical e Popular Contra a Reforma da Previdência, da Região do Vale dos Sinos, lançado na noite de 22 de fevereiro, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo. 

A luta para barrar a reforma da previdência está cada vez mais forte nos municípios, nos estados e em todo país. Na manhã da última sexta-feira (24/2), foi lançada a Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O movimento, que nasceu com o propósito de combater a proposta de Reforma da Previdência Social em tramitação no Congresso Nacional, reúne parlamentares de diversos partidos, juristas, prefeitos, federações e confederações de trabalhadores rurais e urbanos, sindicatos de servidores públicos e de trabalhadores da iniciativa privada, movimentos sociais, associações de profissionais liberais e entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal. “Estamos diante de uma forte ameaça aos direitos dos trabalhadores, que transcende o patamar das disputas partidárias. A Assembleia Legislativa não fará de conta que nada está acontecendo. A Casa do Povo está se levantando contra este ataque aos brasileiros”, afirmou o presidente do Parlamento gaúcho, Edegar Pretto (PT), ao abrir o evento.

AÇÕES UNIFICADAS

A Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública pretende desencadear uma série de ações unificadas no Estado para denunciar o caráter da proposta do governo e pressionar a bancada federal do Rio Grande do Sul a rejeitar o projeto. A ideia é promover manifestações de ruas, como as que ocorreram nos municípios de Santa Rosa e Santa Cruz do Sul, reunindo milhares de pessoas, e formar pequenos comitês nos municípios, como os contra a carestia e pela libertação do líder sul-africano Nelson Mandela, que funcionaram no Brasil nos anos de 1970 e 1980.

Além disso, a Frente pretende estimular as Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul a enviarem moções de repúdio à PEC para o Congresso Nacional. “O governo Temer criou o projeto, mas são os deputados e senadores que irão aprovar ou rejeitar este verdadeiro golpe contra os trabalhadores. Precisamos fazer uma grande aliança dos trabalhadores do campo e da cidade para pressionar, de forma organizada e permanente, os deputados gaúchos”, defendeu o coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Previdência Social Rural e Urbana, Altemir Tortelli (PT).

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Nestor Bonfanti, anunciou que representantes da entidade percorrerão os gabinetes dos congressistas em Brasília e colocarão painéis nas principais rodovias gaúchas para mostrar quem votou contra e quem votou a favor da reforma da Previdência.

CARTA

No final do encontro, as lideranças aprovaram, por aclamação, uma carta em que condenam o desmonte dos direitos dos trabalhadores. O documento, que será enviado ao Congresso, afirma que “o fortalecimento da Previdência Social passa pelo combate à sonegação, às desonerações e às renúncias e pelo fim das manobras fiscais no orçamento”.

 

AGENDA


8/3   - Manifestações do Dia Internacional da Mulher. 
9/3  - Debate sobre a Reforma da Previdência e as mulheres, na Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul.
15/3 - Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência em 15 de março.