Primeiro projeto da nova legislatura é aprovado por unanimidade

Primeiro projeto da nova legislatura é aprovado por unanimidade

A Câmara de Vereadores de São Leopoldo aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n.° 004/17, de autoria do Vereador Júlio Galperim, que institui o programa “Adote uma Lixeira”. Este foi o primeiro projeto apresentado pela nova legislatura.

Possibilitando a parceria com empresas privadas, entidades sociais, ou pessoas físicas interessadas em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, o programa tem como foco tornar São Leopoldo uma cidade mais limpa, evitando graves problemas, como o acúmulo de resíduos sólidos urbanos, que consequentemente ocasionam alagamentos e mau cheiro. Em contrapartida, os parceiros teriam o direito à publicidade nas lixeiras, tendo visibilidade e agregando a sua marca a questão ambiental.

Este programa “Adote uma Lixeira” já está sendo realizado em outros municípios brasileiros, como em Dourados-MS, Bariri-SP e Franca-SP. Os resultados são positivos, com maior conscientização da população em fazer a separação correta de lixo, e facilitando o trabalho das cooperativas municipais.

Na justifica do voto, os vereadores parabenizaram a ideia, e falaram sobre a possibilidade de expandir o projeto.

Marcelo Buz: “É um projeto que vem a calhar e também ressalto a importância da parceria público-privada. Vamos torcer para que a população também apóie esta ideia”.

Ary Moura: “Terá mais incidência na área central, mas vamos trabalhar para que possa se estender pelos bairros”.

Iara Cardoso: “Começamos bem o ano com a aprovação deste projeto. O lixo se prolifera, assim como os insetos”.

Dudu Moraes: “A cidade estava quase um lixão a céu aberto. Mas aproveito para lembrar que também será necessária uma conscientização da população”.

David Pederssetti: “Essa ideia mostra a nova política. Uma bela ação do vereador Júlio Galperim que irá contribuir muito com São Leopoldo”.

O projeto agora passará por uma segunda votação na Câmara, e após irá para avaliação do prefeito.