Projeto do vereador Júlio Galperim exige avaliação psicológica para condutores do transporte escolar

Projeto do vereador Júlio Galperim exige avaliação psicológica para condutores do transporte escolar

Pensando na segurança do transporte das crianças e adolescentes de São Leopoldo, o vereador Júlio Galperim protocolou nesta quinta-feira (9) o projeto que institui o Programa de Avaliação Psicológica (PAP) dos condutores do transporte escolar municipal. Este programa é um instrumento para avaliar se os condutores têm condições psicológicas, conduta ética e relacional para garantir a integridade física e moral dos jovens transportados.

“O projeto vai diminuir a desconfiança por parte dos pais e responsáveis ao contratar um serviço de transporte escolar. Além de o veículo estar em boas condições, é necessário que o condutor também esteja apto a atender as crianças”, disse o vereador Júlio Galperim.

Para não gerar custos aos cofres do município, a ideia é de que a avaliação seja feita por profissionais que já integram o quadro de funcionários do executivo, e a Secretaria Municipal de Educação será a responsável por implantar este Programa. Aos condutores aptos, será concedido um Certificado de Avaliação, atestando que os permissionários ou autorizados têm condições psicológicas de se relacionar com as crianças e adolescentes no itinerário do transporte escolar. Este Certificado terá validade de um ano, e deverá ser apresentado na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Comunitária, como condição para liberar a vistoria dos veículos escolares, nos termos da legislação que regula o transporte escolar.