Arthur Schmidt mapeia seis pontos críticos de descarte irregular de lixo e propõe debate

Arthur Schmidt mapeia seis pontos críticos de descarte irregular de lixo e propõe debate

Preocupado com a questão ambiental, o vereador Arthur Schmidt (PMDB) mapeou, pelo menos, seis pontos críticos de descarte irregular de lixo somente nos bairros São Cristóvão e Campestre, em São Leopoldo. O pedido de providência, destinado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), foi protocolado na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (7) e a expectativa é de que entre na ordem do dia nesta quinta (9). O intuito, segundo Arthur, é abrir um diálogo coletivo com o Executivo e a comunidade para encontrar uma solução para este problema que é de todos.

“É grave e recorrente o descarte irregular de lixo em toda São Leopoldo. Falta conscientização de quem faz o destino incorreto e sabemos que o Município tem papel importante, mas é o momento de todos nós focarmos na solução, definindo pontos de descarte e superando conjuntamente esse desafio”, destaca Arthur Schmidt, que se coloca à disposição do prefeito para auxiliar na construção de uma alternativa para resolver esse problema.

Os pontos identificados estão nas Ruas Joventino Machado da Silva, Maria Garcia, Oscar Mendes, Agenor Galhardo, Maria Emília de Paula e Avenida Alta Tensão, esquina com André Ebling, todas do Bairro São Cristóvão - Campestre. Um dos locais, na Rua Maria Garcia, que está dentro do projeto de revitalização do Arroio Kruse passou por uma limpeza geral em setembro de 2016 a pedido do vereador e da comunidade. “Essa é a maior dificuldade. São pontos recorrentes. Não adianta o gestor limpar, se a própria comunidade não assumir o papel de preservar”, frisa.

Calçada da Escola Municipal Dr. Jorge Germano Sperb

Até a calçada da Escola Municipal Dr. Jorge Germano Sperb está servindo para desova de lixo. Uma das grandes preocupações, além da poluição ambiental, é a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, principalmente neste período de altas temperaturas. “Cada ponto de acúmulo é um foco de transmissão de doenças como a zika e a dengue, por exemplo. Por isso, a importância não apenas da limpeza, mas também da intervenção de equipes de combate ao mosquito nestas áreas se torna tão fundamental”, ressalta o vereador.

Ver Galeria de Fotos Relacionada