Vereador Rogério Brito reafirma compromisso com o esporte e apoia idosos do Projeto Viver Bem

Vereador Rogério Brito reafirma compromisso com o esporte e apoia idosos do Projeto Viver Bem

Vereador Rogério Brito (PSD) junto dos idosos do projeto Viver Bem/Foto: Graziela Busatta.

 

 

Na tarde desta quarta-feira (16), o vereador Rogério Brito (PSD) recebeu em seu gabinete, na Câmara Municipal, 15 idosos do Projeto Viver Bem. A comitiva, formada por representantes do núcleo Rio dos Sinos, veio solicitar apoio para garantir a retomada das atividades esportivas que foram encerradas em seis bairros: Santo André, Parque Sinuelo, Parque do Trabalhador (Ambav), Novo Sinos, Parque Itapema e Rio dos Sinos. O objetivo do projeto, em vigor desde  2013, é oferecer de forma contínua esporte e lazer em São Leopoldo.

Em outubro deste ano, o prefeito Anibal Moacir (PSDB),  lançou o decreto de lei nº 8605, estabelecendo o turno único de seis horas diárias nos Órgãos da Administração Direta Municipal, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. A medida, que visa reduzir custos, entrou em vigor no dia 1º de novembro e vale até 3 de março de 2017. De acordo com a publicação, estão excluídos da provisão os seguintes serviços: Secretaria Municipal de Saúde; Biblioteca Pública Municipal; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Comunitária e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. No entanto, mesmo a  Secretaria Municipal de Esportes e Lazer estando de fora, coincidindo com a determinação de horário diferenciado, as atividades do Projeto Viver Bem, que antes ocorriam duas vezes por semana, à tarde, nos núcleos citados, deixaram de existir e foram centralizadas no Ginásio de Esportes, no centro da cidade, no período da manhã.

Alegando problemas de saúde, transporte e segurança, os idosos ouvidos, em maioria, não conseguem participar das práticas. Como é o caso de João de Paula Brunner, que há cinco anos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e perdeu, na época, a totalidade dos movimentos e da fala. De acordo com a esposa, Lurdes Brunner, graças às atividades esportivas realizadas no núcleo, o esposo evoluiu consideravelmente, voltando a andar, falar e interagir, ainda que com limitações. Na ocasião, o idoso comoveu os presentes ao levantar-se sozinho, superando as próprias dificuldades, para assinar a listagem de presença e o abaixo assinado, que requisita o retorno das atividades nos núcleos dos bairros. “Eu assino”, garantiu Brunner.

De acordo com a líder do núcleo Rio dos Sinos, Juraci Freitas, apenas em sua localidade, são pelo menos 30 idosos desassistidos. “Muitos de nós têm problemas de locomoção, seria muito difícil irmos até o Ginásio”, argumentou a idosa. Para os presentes, quando questionados sobre a importância do projeto em suas vidas, foram unânimes salientando que as atividades proporcionam a integração, a amizade, o bem estar e o lazer de todos eles.  

Os idosos disseram que a procura pelo gabinete de Brito se deu por conta de sua trajetória como Secretário Municipal de Esporte e Lazer, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015, sendo o esporte uma das frentes de atuação de seu mandato. “Fui procurado não apenas por estes que estão presentes, mas por participantes de outros núcleos prejudicados, que também presisam de apoio para a resolução do problema”, informou o vereador.

Ao final do encontro, Brito fez contato com o atual Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Fábio Leandro Maciel, reivindicando uma reunião para solicitar providências. A audiência está marcada para às 11h de quinta-feira (17). “Levarei um ofício endereçado ao prefeito e ao secretário de esportes, requisitando o retorno do Projeto Viver Bem nas localidades desassistidas, no turno da tarde, conforme reclamado”, afirmou Brito. “Um projeto que traz inúmeros benefícios para a comunidade não pode deixar de existir nos bairros. É a saúde das pessoas que está sofrendo prejuízo, tanto a física quanto a mental”, finalizou o vereador.

 

 

Graziela Busatta (MTE|18505/RS)

Assessora de imprensa – Bancada PSD