Com alteração de horário e depoente, terceiro depoimento da CPI do Semae ocorreu na terça-feira

Com alteração de horário e depoente, terceiro depoimento da CPI do Semae ocorreu na terça-feira

Vereador Dr. Carlos Szulcsewski (PSD) e vereador Carlos Fleck (PT), ouvindo as declarações do ex-diretor geral do Semae, Márcio Rubert, durante o terceiro depoimento da CPI/Foto: Graziela Busatta.

 

 

O terceiro depoimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São Leopoldo (Semae), ocorreu na terça-feira (08), na Câmara Municipal. Foi ouvido o ex-diretor geral da autarquia, Márcio Rubert, que geriu a instituição em 2014, no período de 05 de abril a 27 de outubro; e em 2015, de 10 de fevereiro a 02 de dezembro. Rubert compareceu espontaneamente e foi interpelado pelos vereadores Dr. Carlos Szulcsewski (PSD), proponente da investigação; e vereador Carlos Fleck (PT), que preside os trabalhos. O vereador Adão Rambor (PSB), que é vice-presidente da comissão, não compareceu.

O depoimento em questão estava previsto para ocorrer às 16h e nele seria ouvido o ex-diretor adjunto do Semae, João Eduardo de Oliveira. No entanto, sem a confirmação de presença de Oliveira, que foi convocado através de edital publicado no Jornal Vale dos Sinos de segunda-feira (07), o depoimento iniciou às 15h com a presença de Rubert. O ex-diretor adjunto será convocado novamente para depor no próximo dia 22.

Dentre os vários questionamentos realizados na ocasião, quando perguntado pelo vereador Szulcsewski (PSD) sobre a ordem cronológica dos pagamentos, Rubert disse inicialmente que, em sua gestão, eram respeitadas. Posteriormente, reconheceu que os pagamentos obedeciam as condições financeiras do Semae. Szulcsewski citou o depoimento do gerente financeiro da autarquia, no cargo desde julho de 2011, Luciano Pires Nunes, que disse orientar os gestores para que sempre cumprissem a ordem de pagamentos. E então indagou por qual motivo, mesmo diante da orientação, Rubert descumpria. “Não lembro”, respondeu o ex-diretor geral.

Acompanharam o interrogatório o chefe de gabinete do vereador Dr. Carlos Szulcsewski (PSD), Luciano Apolinário; o chefe de gabinete do vereador Carlos Fleck (PT), Guilherme Louzada; o contador indicado pela Câmara Municipal para atuar na comissão, Clairton Rodrigues e o ex-secretário de Desenvolvimento Social do município, Régis Sanches.

 

 

Graziela Busatta (MTE|18505/RS)

Assessora de imprensa – Bancada PSD