Projeto que retira as carroças de circulação, de autoria do vereador Brasil Oliveira, entra em votação nesta quinta

Projeto que retira as carroças de circulação, de autoria do vereador Brasil Oliveira, entra em votação nesta quinta

O projeto que institui o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal em São Leopoldo, de autoria do vereador Brasil Oliveira (PSB), será votado na sessão desta  quinta-feira, 14 de julho, a partir das 18 horas. Caso a proposta seja aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo, o prazo para adequação à Lei será de quatro anos.Nos primeiros 12 meses, todos os condutores de carroças do município serão cadastrados pela Secretaria de Proteção Animal (Sempa).

A retirada das carroças das ruas do município está condicionada à capacitação profissional e inserção dos carroceiros e seus familiares no mercado de trabalho por meio de políticas públicas. Também assegura o acesso à educação, com a garantia de vagas nas creches e escolas municipais e em atividades recreativas que visem o atendimento em tempo integral dos filhos desses trabalhadores.

O projeto prevê ainda que os animais retirados de circulação serão submetidos a uma avaliação clínica pelos veterinários da Sempa e, no período de adaptação à nova lei as carroças serão substituídas por veículos de baixo impacto ambiental.

O vereador, que já foi secretário da Sempa, justifica que as carroças representam riscos à segurança e à saúde dos seus condutores e um meio de transporte extremamente cruel com os animais.

“Em pleno século 21, a circulação de carroças vai na contramão dos avanços conquistados em defesa dos animais ao mesmo tempo em que exclui esses trabalhadores das políticas sociais e do mercado de trabalho, mantendo os carroceiros e suas famílias em situação de vulnerabilidade. O apelo popular é muito forte para acabar de vez com esses veículos, que utilizam de forma equivocada os cavalos para o transporte de carga pesada, com uma rotina de maus tratos que foge ao controle dos órgãos de proteção”, destaca Brasil Oliveira.

Pela proposta, passa a ser admitida a circulação de veículos de tração animal somente para fins recreativos e turismo mediante autorização do município. As secretarias de proteção animal e de segurança pública serão responsáveis pela fiscalização para inibir a circulação de carroças e, em caso de maus tratos, os cavalos serão recolhidos e seus proprietários notificados.