Iniciadas tratativas para compra do prédio da Câmara

Iniciadas tratativas para compra do prédio da Câmara

Casa Rosa, castelinho, casarão. As várias denominações levam ao mesmo endereço, ao prédio onde funciona a Câmara Municipal de São Leopoldo; ponto tradicional de grandes debates e referência histórica da cidade. A casa do povo está prestes a ser, definitivamente, do legislativo.  No ano em que são comemorados os 170 anos da Câmara Municipal, a presidente, vereadora Iara Cardoso (PDT), cria uma comissão para tratar da compra do imóvel de propriedade do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (IAPS). Nessa segunda-feira o grupo formado por servidores do legislativo deu o primeiro passo para avaliar as condições da compra.

De acordo com o diretor geral da Câmara, Andre Lemke, na próxima quinta-feira a comissão reúne-se com a direção do IAPS para iniciar a negociação. ‘’Vamos fazer três avaliações para termos o valor real do prédio que, inicialmente, está avaliado em 2.4 milhões de reais’’, destaca Lemke.  

A casa alugada desde a década de 1990, hoje a um custo de 25 mil reais mensais, é tombada pelo patrimônio histórico e necessita de reformas em toda sua estrutura, custos que também serão levados em conta na hora de apresentar uma proposta ao instituto, garante a presidente do legislativo. ´´São muitos os problemas, o valor do aluguel é alto e toda e qualquer reforma depende de uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE, já que os prédios são tombados.   É nosso interesse ter um prédio próprio para a Câmara e esta casa faz parte da história do legislativo’’, afirmou Iara Cardoso. A comissão criada para tratar da compra do imóvel é formada pelo diretor geral  Andre Lemke,  o procurador  jurídico Gutierres Vieira, os vereadores Claudio Giacomini (PSDB) e Luiz Castro (PT) além dos representantes dos departamentos de contabilidade, contratos e manutenção da  Câmara, Everton Del Rio, Maximiliano Züge e Ailton Godoi.

Foto: Aline Marques-rpmt 8929