Audiência Pública do vereador Dudu Moraes discute o espaço do jovem no mercado de trabalho

Audiência Pública do vereador Dudu Moraes discute o espaço do jovem no mercado de trabalho

Cerca de 120 jovens das escolas Frederico Schimdt, Olindo Flores, Pedro Schneider e Escola Agrícola debateram sobre o mercado de trabalho com o vereador suplente, Eduardo Moraes. Dudu apresentou o Projeto de Incentivo ao Jovem no Mercado de Trabalho, que torna obrigatório que empresas que recebam incentivo do munícipio, contratem pelo menos 5% de jovens.  Essa Lei já foi aprovada em Ijuí e é um grande incentivo aos jovens no mercado de trabalho. “Em São Leopoldo estamos construindo uma grande rede com jovens estudantes de escolas públicas da cidade, através dos Grêmios Estudantis e juntos estamos construindo este projeto que deve tramitar pela Câmara de Vereadores nos próximos dias”, explica o vereador Dudu, autor do projeto. 

O deputado Estadual, Adão Villaverde, ressaltou que o grande tema é construir uma sociedade integrando todas as pessoas, contemplando a todos com o processo de crescimento e avanço no País. “Se o nosso desemprego hoje é na casa de 15% na juventude, nos países centrais da Europa chega em 50%, mas isto não nos impede de tomar iniciativas importantes como esta para que o cenário se amplie”, explicou Villa.  O deputado explicou que o objetivo também é consolidar o plano de Trabalho Decente para a Juventude, do governo federal, articulando todas as ações e programas do governo federal, qualificando o emprego para a juventude, através do Jovem Aprendiz, Pronatec e 1º Emprego. “Iniciativas com a do Dudu são decisivas, pois vamos ampliando este tema”, ressaltou.

O secretário da Sedetec de São Leopoldo, Mário Rosito, falou sobre a importância do empreendedorismo. “Deveríamos ter disciplinas nas escolas sobre empreendedorismo, para que assim desde cedo possamos explorar oportunidades e a veia empreendedora”, disse Rosito.

 “Finalmente os estudantes estão reagindo, pois antes batíamos nas portas de políticos que nos rejeitavam. Não lutamos apenas por estágio ou passe livre. Lutamos por mudanças. Nossa geração é insaciável por progresso”, contou o estudante do colégio Pedro Schneider, Ariel Rodrigues.

O vereador Dudu está semanalmente em reunião nas escolas, para que este projeto seja construído abertamente, e orienta que os jovens sejam cuidadosos com os estágios. “Temos que prestar muita atenção para que estágio não vire mão de obra barata ou escrava”, finalizou o vereador Dudu.

Também estiveram presentes o diretor executivo do Sindimetal, Valmir Pizzutti, o vice-presidente de Indústria da Acis, Davi Dalcin, os vereadores Nestor Schwertner, Aurélio Schmidt e Iara Cardoso.

Ver Galeria de Fotos Relacionada