Em Junho de 2024, Câmara Municipal de São Leopoldo aprovou o Projeto de Lei, que institui o Dia Municipal do Voluntariado, a ser celebrado anualmente em 5 de maio. A proposta, de autoria do vereador Fabiano Haubert (PDT), foi aprovada naquela ano com o objetivo de homenagear o esforço coletivo de milhares de leopoldenses que, de forma espontânea, atuaram como voluntários durante as enchentes históricas que atingiram a cidade naquele ano.
O projeto ganhou uma nova dimensão em 2025, quando o vereador Daniel Daudt (PL) apresentou uma emenda que ampliou o texto original, incluindo os conceitos de superação e solidariedade como eixos permanentes da proposta e acrescentando o nome simbólico “O Povo pelo Povo” à data. A complementação reforça o protagonismo da população e a importância da união comunitária em momentos de crise.
“A lei do Dia do Voluntariado de n° 442/2024, de minha autoria, nasceu para valorizar quem se doa sem esperar nada em troca. A tragédia de 2024 mostrou o quanto a solidariedade é viva em São Leopoldo, e essa data é uma forma de eternizar esse espírito”, afirma Fabiano Haubert.
Já o vereador Daniel Daudt, autor da emenda de 2025 que ampliou o texto, destaca: “A proposta vai além do reconhecimento ao voluntariado. Ela também valoriza a superação e a solidariedade como atitudes permanentes na construção de uma sociedade mais justa e participativa.”
A escolha do dia 5 de maio remete ao auge das ações voluntárias realizadas em 2024, quando a população se mobilizou para resgatar, acolher e apoiar os atingidos pelas enchentes. A atuação rápida e generosa da comunidade foi decisiva para salvar vidas e amenizar os impactos da catástrofe climática.
A nova lei tem como objetivos principais:
* Valorizar os voluntários e voluntárias que contribuíram com o amparo e reconstrução da cidade;
* Promover a solidariedade, a cidadania ativa e o senso de coletividade;
* Estimular a superação de desafios por meio da união e do engajamento comunitário;
* Incentivar o cuidado com o meio ambiente, especialmente com o Rio dos Sinos;
* Possibilitar a criação de certificações e prêmios para pessoas e entidades que se destacarem em ações voluntárias.
Como forma de celebrar a nova data e homenagear quem fez a diferença, a Câmara Municipal realizará uma sessão solene, organizada e conduzida pelos vereadores proponentes; Fabiano Haubert e Daniel Daudt, no dia 23 de maio de 2025, às 19h, no Teatro Municipal de São Leopoldo. Na ocasião, voluntários que atuaram de forma exemplar durante a enchente de 2024 serão reconhecidos publicamente, representando o espírito solidário do povo leopoldense.
A lei do Dia Municipal do Voluntariado, da Solidariedade e da Superação ( O Povo pelo Povo) faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e mais do que uma comemoração, a data pretende inspirar futuras gerações e fortalecer a cultura da empatia, da união e da ajuda mútua em São Leopoldo.
Texto: Jornalista Amanda Wolff - Mtb 21.874 e Jornalista Sara Nedel Paz – MTb 21.654
Foto: Jornalista Sara Nedel Paz – MTb 21.654