A pastora da Igreja Âncora, Brendha Vargas Lima, a presidente da Associação Força Rosa,Fabrícia Lindenmeyer Jaeger, e a líder comunitária e moradora da Ocupação Steigleder, Jaqueline dos Santos Rodrigues Garcia, foram agraciadas com o prêmio.
Como resultado de uma expressiva votação, em uma cerimônia intimista, o Prêmio Mulher Destaque 2025, concedido pela Câmara Municipal, conforme a Lei 10.046, de autoria da Presidente do Legislativo, vereadora Iara Cardoso, reconheceu três mulheres, entre as 15 mais votadas nesta segunda edição. Com uma votação muito próxima entre as três primeiras colocadas, o Legislativo agraciou as vencedoras Brendha Vargas Lima, Fabrícia Lindenmeyer Jaeger e Jaqueline dos Santos Rodrigues Garcia.
Brendha Vargas Lima, pastora da Igreja Âncora, liderou o acolhimento de mais de 43 mil pessoas durante a enchente de 2024, acolhe 60 crianças por dia, na Vila Progresso, como fundadora da Casa Amparo. Fabrícia Lindenmeyer Jaeger, é fisioterapeuta há 37 anos e pelo menos nos últimos 15 anos dedica-se à reabilitação de mulheres mastectomizadas, sendo também, no momento, presidente da Associação Força Rosa. Já Jaqueline dos Santos Rodrigues Garcia atua voluntariamente há 15 anos na Vila Progresso e Ocupação Steigleder em projetos como “Mais Comida no Prato” e “Marmitas do Bem”, cuidando da alimentação de muitas famílias no período da enchente.
Coordenando a solenidade, a vereadora Iara Cardoso falou ao público em tom de afeto e reconhecimento à luta diária das mulheres em busca da equidade e também do protagonismo feminino na sociedade. “Estou com o coração cheio de orgulho, por compartilhar com todos os que estavam presentes no plenário um dos momentos mais emocionantes do nosso mandato: a entrega do Prêmio Mulher Destaque 2025. Quando criei o prêmio, o propósito era justamente valorizar mulheres que fazem a diferença em suas comunidades. Esse objetivo foi integralmente materializado nesta segunda edição”, destacou.
As vencedoras tiveram o seu lugar de fala e cada uma delas usou o espaço para ecoar, em seus discursos, as suas motivações e encorajar as demais mulheres a buscarem propósitos que façam a diferença de maneira positiva na vida das pessoas. A pastora Brendha, por exemplo, reforçou o seu entendimento sobre o lugar da mulher e sobre a importância do seu papel nas famílias e nas comunidades. Fabrícia fez questão de dividir o reconhecimento com todas as parceiras da Força Rosa, lembrando o trabalho e dedicação da associação, salientando ainda a importância de políticas públicas mais eficazes voltadas às mulheres que enfrentam o câncer. Jaqueline não escondeu a alegria e o entusiasmo pelo reconhecimento, destacando a relevância e a responsabilidade do trabalho social nas comunidades, e o quanto é gratificante estender a mão às pessoas que mais necessitam.
Prêmio Mulher Destaque
O prêmio, concedido anualmente, foi criado a partir da Lei Municipal 10.046, de proposição da vereadora Iara Cardoso. Tem como objetivo homenagear as mulheres que se destacaram profissionalmente e/ou tenham prestado relevantes trabalhos no desenvolvimento social, econômico e humano, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.
Texto e fotos: jornalista Chico Júnior MTB 19.102/RS