Caminho: Início »
Projeto que institui Dia Municipal da Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância é aprovado em 1ª votação na Câmara de São Leopoldo

Projeto que institui Dia Municipal da Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância é aprovado em 1ª votação na Câmara de São Leopoldo

Foi aprovado em 1ª votação na Câmara de Vereadores de São Leopoldo, nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei nº 435/2024, de autoria do vereador Fabiano Haubert, que propõe a criação do Dia Municipal da Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância (AFI). A data deverá ser celebrada anualmente no dia 14 de maio, acompanhada da Semana Municipal de Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância - que também está prevista no projeto de lei para implementação.

A Apraxia de Fala na Infância é um transtorno neurológico motor que compromete a coordenação dos músculos responsáveis pela fala. Embora não afete a inteligência ou o raciocínio das crianças, o diagnóstico precoce e o acompanhamento especializado são fundamentais para o desenvolvimento da comunicação.

Segundo o autor do projeto, a iniciativa representa uma vitória para as famílias e para os profissionais que lutam por mais informação, visibilidade e acolhimento às crianças com AFI.

“Com essa semana oficial no calendário do município, vamos poder levar mais informação às escolas e profissionais, apoiar as famílias no diagnóstico precoce e desenvolver ações concretas de inclusão”, afirma Fabiano Haubert.

Agora, o Projeto de Lei segue para a segunda votação e se aprovado novamente, passará a integrar o calendário oficial do município.

“Seguimos avançando. Essa é uma pauta de empatia, informação e compromisso com a inclusão”, conclui o vereador.

Texto: jornalista Sara Nedel

Foto: Chico Júnior