Vereador Geison Freitas protocola moção de apoio à instalação de CPI para investigar o IPE-Saúde no RS

Vereador Geison Freitas protocola moção de apoio à instalação de CPI para investigar o IPE-Saúde no RS

Diante do crescente descontentamento dos servidores públicos estaduais e municipais com os sucessivos reajustes nas mensalidades do IPE-Saúde, o vereador Geison Freitas (PDT), apresentou, na Câmara Municipal de São Leopoldo, uma moção de apoio à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A comissão tem como objetivo investigar a gestão do plano de saúde e dar uma resposta aos seus usuários. 

Além dos reajustes nas mensalidade que, em muitos casos, triplicaram, o aumento nos valores de consultas, exames e procedimentos, e a redução na rede de atendimento, especialmente no interior do Estado, são pontos de descontentamento. Conforme o portal do Governo do Estado, o IPE-Saúde possui cerca de 980 mil usuários ativos. Este número representa que, aproximadamente, 10% da população gaúcha é atendida pelo plano.

De acordo com o vereador, com a moção de apoio, São Leopoldo se soma a mais de 60 municípios gaúchos que apoiam a CPI. “Não é justo que os servidores, inclusive aposentados, continuem pagando mensalmente por um serviço que não entrega qualidade, nem acesso. O IPE-Saúde precisa ser investigado com seriedade e transparência. Os trabalhadores merecem respeito”, afirma Geison Freitas.

  • Crise no atendimento e precarização do serviço

A moção destaca que, em muitas cidades do interior, os segurados são obrigados a se deslocar até Porto Alegre para obter atendimento básico, gerando prejuízos financeiros e emocionais. Os profissionais da educação são especialmente atingidos, convivendo com a deterioração do plano de saúde, ao mesmo tempo em que enfrentam a sobrecarga de trabalho nas salas de aula.

  • Transparência e valorização dos servidores

A Câmara de São Leopoldo, por meio da moção, se soma às vozes que exigem auditoria nas contas do IPE-Saúde, esclarecimento sobre a destinação dos recursos arrecadados e a adoção de medidas para garantir que os valores pagos pelos segurados sejam efetivamente revertidos em serviços dignos e acessíveis.

A iniciativa reflete o compromisso do vereador com a valorização do funcionalismo público, a justiça social e o controle dos recursos públicos. A moção foi protocolada no último dia 5 de maio e será encaminhada à Assembleia Legislativa como sinal de apoio institucional à abertura da CPI.

Texto : William Natan 

Foto: Digue Cardoso