Frente Parlamentar discute políticas para a economia solidária

A primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária de São Leopoldo, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 12, no plenário da Câmara de Vereadores, foi um passo importante para a abertura do diálogo no sentido da construção coletiva de alternativas viáveis para a economia solidária no município. O encontro foi coordenado pela vereadora Jussara Lanfermann (PT), que preside a Frente Parlamentar, e tirou alguns encaminhamentos, como a busca de um espaço físico na cidade para a Economia Solidária e a luta para a inclusão de uma disciplina de Economia Solidária no IFSul que será implantado no município.

No encontro, que contou com a participação de representantes do Fórum de Economia Solidária de São Leopoldo e Esteio e de Cooperativas Habitacionais, de Reciclagem e associações ligadas ao setor, também foram apresentadas outra sugestões para fortalecer a  economia solidária e gerar renda para os participantes e para a economia local. Entre elas, a abertura de espaço para o setor nas compras públicas, a criação de cooperativas habitacionais de Economia Solidária para construir no programa Minha Casa, Minha Vida; a implantação das finanças solidárias, através de microcrédito e a criação da moeda social capilé, entre outras.

A vereadora Jussara destacou a importância da criação dessa, que é a primeira Frente Parlamentar municipal de Economia Solidária do Rio Grande do Sul. Hoje o estado só conta com uma Frente Estadual na Assembleia Legislativa. “Acho que criamos um importante instrumento para o fortalecimento da economia solidária e que vai ajudar muito na construção de políticas públicas que beneficiem os trabalhadores e, até mesmo o município”, afirmou.

Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel,  o Diretor de Economia Solidária do Município, Henrique Schuster, e a presidente da Câmara, vereadora Iara Cardoso (PDT).