Os oito meses do vereador Gilmar Pinto na Câmara de Vereadores 

Os oito meses do vereador Gilmar Pinto na Câmara de Vereadores 

O vereador Gilmar Pinto (PDT), cumpriu oito meses de mandato na Câmara de Vereadores e apresentou mais de vinte proposições legislativas, entre projetos de lei, sessões solene, além de entregar o Título de Cidadão Leopoldense ao Odinir de Zorzi. 

Ativista da cultura e tradicionalista, Gilmar apresentou proposições como o Dia da Pilcha, Dia do Missioneiro, Projeto É de casa, Semana da Música, Semana do Samba, confecção e colocação de placa ou símbolo/monumento na Avenida Mauá, ao lado da Ponte de Ferro, local do Acendimento da Chama Crioula. Teve a iniciativa de fazer uma moção de apoio ao cavaleiro Marcelo Bernardo pelo ato de racismo sofrido no desfile da Imigração Alemã, em julho de 2023. 

Indicou que cada quadra da Rua Independência receba uma placa ou outro símbolo a ser definido, com nome de uma pessoa que tenha prestado relevante serviço ao município, através de sua atividade. E também a iniciativa de homenagear o jornalista Luiz Pires como nome de praça ou rua no município. 

Indicação ao Poder Executivo uma melhoria da redação, na legislação existente no município, que incluiu na categoria social, entidades sem fins lucrativos socioeducativas que, notoriamente, atuam com crianças e idosos.

Propôs audiência pública da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, na qual foi o representante da Câmara de Vereadores. A iniciativa tem como propósito reunir o Poder Público Municipal, empresários e trabalhadores dos setores industriais da cidade. O objetivo é a elaboração de diagnósticos e proposições de ações que posicionem a cidade de São Leopoldo como líder no desenvolvimento industrial no Rio Grande do Sul.  

Produziu sessões solenes como em comemoração aos 30 anos do IAPS, Dia da Paz e na última semana, realizou a sessão solene em homenagem aos 30 anos do Centro Literário em São Leopoldo. Propôs a retomada do Festival de Música Nativista “Canto dos Sinos”, criado em 1989. 

O parlamentar também protocolou projeto para estudo de isenção de tarifa de licença de localização e funcionamento de estabelecimento e de escolas de educação infantil, além da isenção de taxas de licença de alvarás aos templos de qualquer culto. 

Gilmar irá assumir outras responsabilidades no Governo Municipal a partir do dia 01 de setembro. “Estar com a comunidade faz parte de minha essencia, mesmo não estando como vereador, estarei ao lado da população”, destacou o vereador.