Reforma da Previdência é discutida na Câmara

Na segunda-feira, dia 22 de julho, aconteceu uma Audiência Pública Regional para abordar as mudanças propostas para a Previdência Social. A atividade foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo, por iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Reforma da Previdência, e contou com a presença da vereadora proponente Ana Affonso (PT), dos vereadores Fabiano Haubert (PDT), Iara Cardoso (PDT) e Júlio Galperim (PSD).

O senador Paulo Paim, que coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, e o advogado previdenciário, Daisson Portanova, apresentaram as alterações que estão no texto do projeto, detalhando o que a proposta vai gerar e trazendo exemplos de como ficará a aposentadoria de trabalhadoras e trabalhadores. As abordagens trouxeram pontos que ainda estão confusos para a população em geral e, ao final da Audiência, foi aberto espaço para perguntas e comentários dos presentes. Participaram representações de mais de vinte entidades, do poder público e da sociedade civil, de São Leopoldo e cidades da região, como Novo Hamburgo, Sapiranga, Esteio, Porto Alegre, entre outras.

A vereadora Ana Affonso ressaltou a importância de debater a proposta, que volta a ser discutida na Câmara dos Deputados em agosto e, depois, vai para votação no Senado Federal. "Precisamos ter clareza do que representam essas mudanças, os prejuízos que vão trazer para a economia do nosso município. Por isso, criamos uma Comissão Especial que vai discutir os impactos da Reforma da Previdência em São Leopoldo. Estamos reunindo informações que vão subsidiar um relatório sobre o tema", explicou.